PALAVRAS DE ENCANTAMENTO - VOLUME 1: POESIAS - VÁRIOS AUTORES

"Este é um livro de poesia. Palavras de encantamento talvez seja o primeiro livro de poesia de sua biblioteca. Ou quem sabe você coleciona poemas? De qualquer maneira, você já leu e ouviu poesia. Ouviu e leu poesia na escola, em letras de música, no pregão de um vendedor de feira, num cartaz na parede. Talvez até você tenha escrito ou tenha tido vontade de escrever poemas. Você sabe como é um poema, não é mesmo? Um poema é um jogo com a linguagem. Compõe-se de palavras: palavras soltas, palavras empilhadas, palavras em fila, palavras desenhadas, palavras em ritmo diferente da fala do dia-a-dia. Além de diferentes pela sonoridade, e pela disposição na página, os poemas também representam uma maneira original de ver o mundo, de dizer as coisas. A poesia nasce de um olhar especial que o poeta divide com seus leitores através do poema. Nas páginas que seguem você encontra muitos poemas de poetas brasileiros. Pretos, brancos, homens, mulheres, do norte, do sul, do leste e do oeste do Brasil - os autores destes poemas um dia olharam à sua volta e traduziram em palavras o que viram. Ou o que não viram e queriam ter visto. Poeta é assim, descobre e faz poesia a propósito de tudo:  de gente, de bicho, de planta, de coisas do dia-a-dia da vida da gente, de um brinquedo, de pessoas que parecem com pessoas que conhecemos, de episódios que nunca imaginamos que poderiam acontecer e até da própria poesia! Poesia não tem hoje nem ontem. Poesia é sempre. Poesia brinca com a linguagem cotidiana, dando uma vontade danada de ser poeta também, de brincar com as palavras, de criar mundos e seres fantásticos, ou de ver os seres e os mundos fantásticos que vivem em nós mesmos, em nossa vida e a nosso lado. Um poema deixa leitores e ouvintes encantados. Parece que o poeta consegue dizer o que a gente sente mas não consegue exprimir. Ou então parece que o poeta diz o que a gente nunca tinha pensado em dizer. De diferentes maneiras, cada poema inventa um mundo, onde o leitor entra pela mão do poeta. Você não quer entrar neste reino de palavras? A chave é sua, que tem este livro nas mãos, e nele cabe você, cabem meus amigos, seus colegas, sua família."


ilustrações do livro



Informações Gerais:
Ano de Lançamento: 2001
Número de Páginas: 80
Editora: Moderna
Minha nota:  

   O livro é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Educação e conta com poetas renomados: Manoel de Barros, Elisa Lucinda, Elias José, Roseana Murray, Pedro Bandeira, Mario Quintana, Luiz Gama, Olavo Bilac, José Paulo Paes e Ferreira Gullar. As ilustrações do livro também são lindas. 
 Essa coletânea foi desenvolvida para crianças, mas são tãaao fofas que eu amei, principalmente, as escolhidas de Ferreira Gullar, extraídas do livro Um gato chamado Gatinho. Recomendado para a criançada e para os crianções como eu.



Beijinhos, até mais !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [3/4]

DIÁRIO DE LEITURA - A GUERRA DOS TRONOS #1