A MINA DE OURO - MARIA JOSÉ DUPRÉ

"Uma excursão que se transforma numa incrível aventura. Explorando o pico de um morro, onde foram passear, os meninos descobrem a mina de ouro abandonada e se perdem lá dentro."

Este livro pertence a Coleção Cachorrinho Samba, é o último volume se desejar ler na ordem de publicação; porém, eu acredito que não seja tão difícil lê-lo em qualquer ordem. Eu mesma estou lendo sem seguir isto. 

A história se passa em São Paulo, contando a aventura de um bando de crianças e seu cachorro Samba indo fazer um piquenique no Morro do Jaraguá - o pico mais alto do município, localizado hoje dentro do Parque Estadual do Jaraguá, um ponto turístico onde é possível vislumbrar os vestígios da aldeia indígena que habitava ali, as pias de lavagem manual do ouro, as ruínas do casarão de Afonso Sardinha, português responsável pelo trabalho de mineração e, é claro, uma bela vista da cidade num vôo de parapente. Abaixo está um vídeo mostrando um pouco melhor as trilhas, um lugar muito gostoso para lazer.


Informações Gerais:
Ano: 1980
Páginas: 112
Editora: Ática
Compre: aqui.
Minha nota: 


Fizeram uma cesta enorme de comida e se dirigindo ao morro, foram deixados por um de seus tios na base, de onde começariam a subir. No final da tarde, um adulto viria buscá-los de novo. Subiram pela Trilha do Pai Zé, uma trilha de 1. 450 metros até o topo. Tudo ia bem, até que encontram um buraco no caminho. E por algum motivo, resolveram entrar nele, descobrindo aí uma mina. A mina era já muito antiga. Têm-se datado na história que a exploração de ouro por parte dos português começou naquela região em 1590, terminando a custa de muitas guerras contra os nativos em meados do século XIX, quando o ouro já tinha se esgotado. 


Voltando aos meninos, que ficaram presos sem saber voltar pra superfície, tiveram de passar alguns dias dentro na mina. Por sorte, eles se saem bem encontrando o melhor jeito para dormir, para comer e fazer fogo à espera de um resgate. O cachorrinho Samba é um animal muito inteligente, que só falta conversar com a turma, mas que ajuda como pode para achar uma saída. 

Como o livro é voltado para o público infantil e a autora Maria Dupré é bem experiente nessa área, todos os elementos que surgem durante a história são explicados como se explicasse a uma criança sem conhecimento, por exemplo, ao falar dos morcegos que dormiam na mina, ela detalha o animal, se a mordida dele dói, o que comem, etc. Meu exemplar conta com um Suplemento de Trabalho, anteriormente utilizado nas escolas durante as aulas de português/literatura, com atividades para melhor fixar a história e o conteúdo que você aprendeu aqui. 



O livro é repleto de imagens feitas em aquarela, simplesmente lindas e que prendem um leitor infantil, apesar de ser denso. Nenhuma criança quer ler livros sem desenho né? As letras são em ótimo tamanho e os capítulos têm em média de 3-5 páginas. Recomendo para crianças numa faixa etária entre 10 e 12 anos ou então, papais leiam para seus filhos.

Tenho todos da coleção em casa, exceto o Cachorrinho Samba na Floresta, mas como eu disse antes, não é preciso ler numa ordem, basta entender que as histórias contam aventuras do cachorro Samba e sua turma. Futuramente, vou procurar esse que falta nos sebos da cidade e em breve terá resenha no blog. Fique atento!



Beijos e até a próxima leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS OS "PIQUES" DO MUNDO: BRINCADEIRAS DE GAROTA?

FRASES DE LIVROS - O DIÁRIO DE UM MAGO #1

CRIANÇAS COMO VOCÊ - BARNABAS E ANABEL KINDERSLEY