SÉRIE | FULL HOUSE
Oi oi oi!
Hoje vamos falar de Full House - ou Três é Demais, na tradução brasileira - uma série de TV emitida pela primeira vez na ABC em setembro de 1987. No Brasil, já foi emitida pela Globo aos domingos de manhã, em 1990 e também pelo SBT de 2000 a 2006. Para quem tinha canal fechado, passava na Warner Channel também. Deve ter feito muito sucesso porque foi reexibida pelo SBT em 2013 e pela Warner Channel em 2015, como comemoração de 20 anos do canal. Em 2016, graças a Deus, a Netflix disponibilizou os seus 192 episódios dublados e legendados, divididos em 8 temporadas.
A história começa quando Daniel Tanner perde sua esposa, Pamela num acidente e pede ajuda ao seu cunhado Jesse e seu melhor amigo Joey para cuidar da casa e de suas três filhas: Dj, Stephanie e Michelle. Eles moram em São Francisco numa casa linda e bem tradicional.
No último episódio, Michelle vai participar de uma competição a cavalo, mas acaba caindo e bate gravemente a cabeça. No hospital, o médico revela que a queda pode ter feito a menina perder a memória. Todos ficam muito preocupados e tentam de todas as maneiras fazer com que ela se lembre deles e de acontecimentos, mostrando fotos, filmagens e objetos. Mesmo assim ela não se lembra, porém, no final, quem aparece para ajudá-la a se lembrar é ela mesma.
A série fez tanto sucesso que foi indicada a vários prêmios entre eles: Kids Choice Awards em 1995 e 1996, TV Land Awards em 2004 e 2007 e Young Artist Awards de 1989 a 1996.
PERSONAGENS
Daniel Ernest Tanner, apelido de Danny Tanner, retratado pelo ator Bob Saget. É um pai viúvo de três meninas. No início da série, trabalhava como apresentador de esportes e depois conseguiu uma promoção para repórter e co-anfitrião no programa "Wake Up, San Fransciso". Danny geralmente é visto como um obcecado por limpeza, não apenas pelas meninas, mas pelo resto da família como um todo. Além da limpeza da primavera - um dia inteiro de faxina -, uma data que pra ele era melhor que o Natal. Fez uma "Prancheta de Diversão" para o resto da família colaborar nas tarefas domésticas. Seu lema é: "Limpo é bom, a sujeira é ruim". Danny protege suas filhas. Ele tem o hábito de estragar Michelle e tratá-la como um bebê. Ele parece ter muita autoridade sobre as filhas, mas os tios fazem tudo que elas querem. Sabe conversar com calma após os desentendimentos.
Jesse Katsopolis, nome criado por ele mesmo na adolescência porque não gostava do seu nome verdadeiro, Hermes. Retratado pelo ator John Stamos, ele é o cunhado de Danny Tanner e tio de D.J., Stephanie e Michelle, e é o irmão mais novo de Pam, o marido de Rebecca e pai dos gêmeos Alex e Nicky. Não concluiu o ensino médio, é músico e muito fã de Elvis Presley. Tem uma banda de rock chamada "Jesse and the Rippers" que fez muito sucesso com a música "Forever". No começo da série, ele tem um estilo de bad boy que muda quando amadurece. Ele ama seu cabelo e passa horas em frente o espelho se arrumando. É conhecido por sua receita de frango frito. Tio babão, sempre cede às vontades das meninas. Ao final da série, ele herda e reabre a boate The Smash Club. A frase mais conhecida e mais usada de Jesse na série é "Tenha piedade!".
Joseph Alvin Gladstone, apelido Joey, é interpretado pelo ator Dave Coulier, é o melhor amigo da infância de Danny. Joey tenta ser um comediante de stand-up, cujo ato geralmente inclui imitações de vozes de personagens de desenhos animados como Popeye, Bullwinkle, Pepe LePew, Elmer Fudd e muitos mais. Ele dorme na garagem reformada num quarto para ele. Joey não está relacionado com a família Tanner, mas ele age como um tio para as crianças da casa. Geralmente lida com a educação diária das crianças, faz as refeições, leva as crianças para a escola e depois, cuida de Michelle e ajuda as crianças com seus deveres de casa. Por um tempo, Joey e Jesse dirigem um negócio publicitário, JJ Advertising. Eles compõem jingles para produtos e comerciais de TV e Rádio. Eles também são parceiros em um programa de rádio bem sucedido da tarde intitulado "Rush Hour Renegades" no FM KFLH 95. Seus hobbies são: hóquei no gelo, ciclismo, imitações, tocar piano, etc.
Donna Jo Margaret Tanner, apelido D. J., é interpretada pela atriz Candace Cameron. Ela é a filha mais velha de Pam e Danny Tanner. Embora ela fique chateada às vezes com seu pai, sempre que ele está querendo entrar em seus problemas ou constrangê-la, ela sempre se desculpa rapidamente. D.J. é a adolescente irritada com os limites que o pai lhe coloca e, geralmente, quebra esses limites revoltando-se contra ele, fugindo ou isolando-se em seu quarto. Tira sempre notas boas na escola. D.J. mostra grande sensibilidade para com os irmãos mais novos, já que sabe lidar melhor com a perda da mãe. Ela não gosta de dividir o quarto com Stephanie que vive bisbilhotando suas coisas. D.J. e Kimmy, sua vizinha, são melhores amigas desde o jardim de infância. Seus interesses incluem música, filmes e sair com seus amigos. A cor favorita de D.J. é roxa.
Stephanie Judith Tanner, é a filha do meio de Pam e Danny Tanner, e é retratada pela atriz Jodie Sweetin. Steph é conhecida por ser alegre e falante, muitas vezes só para chamar atenção. Adora ler o diário da D.J. Como a irmã, Stephanie é uma boa aluna. A cor favorita dela é rosa. Stephanie é muito atlética, também gosta de dançar e fazer balé. Ela tem um ursinho de pelúcia chamado "Senhor Urso", com o qual ela está muito apegada, desde quando a mãe o deu no dia do nascimento de Michelle. E não quer se livrar dele: "O Sr. Urso não é um brinquedo. Ele é um membro da família". Ao longo da série, Stephanie passou por muitas questões difíceis, como fumar, dar festas, testemunhar o abuso infantil, bem como a morte de sua mãe.
Michelle Elizabeth Tanner é a filha mais nova de Danny e Pam Tanner, retratada pelas gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen. Ela tinha nove meses, quando sua mãe Pam morreu. Ela sempre tenta seguir os passos de D.J.e Stephanie. Ela menciona que sua cor favorita é verde. Os hobbies de Michelle incluem ballet, futebol e passeios a cavalo. Ela é a personagem que mais aparece nas cenas com o cachorro Cometa. Ela adora o tio Jesse, que canta para ela dormir e que a apelidou de "pequena". Michelle é uma boa aluna. Seu melhor amigo é o Teddy, com quem tem um vínculo muito forte. Sua paixonite de criança é pelo primo Howie, que ela só vê eventualmente. Suas frases mais comuns são: "Você está muito encrencado, mocinho!", "Vá para o seu quarto", "Não toque no meu sorvete!", "Falou, cara".
Assista algumas cenas engraçadas e fofas: clicando aqui.
CURIOSIDADES
1. A morte de Pamela
Pouca gente sabe, e não foi bem esclarecido durante os episódios, que a esposa de Danny Tanner e mãe das meninas, a Pamela Tanner, morreu por conta de um acidente de trânsito, onde um motorista bêbado atingiu seu carro.
Pamela e Daniel com sua filha Michelle em uma gravação caseira |
2. Mudança de Planos
Jeff Franklin, produtor da série (à esquerda), ao lado dos dois comediantes Bob (ao meio) e Dave (à direta) |
3. As gêmeas
Para o papel de Michelle, foram escolhidas as gêmeas mais conhecidos no mundo por seus inúmeros filmes: Mary-Kate e Ashley Olsen. As duas foram chamadas porque esse era um papel importante e seriam necessárias mais horas de gravação que o estado da Califórnia permitia para crianças daquela idade. Durante alguns meses apenas Mary-Kate gravava, pois Ashley chorava sempre que entrava em cena. Dos 192 episódios, as duas só gravaram juntas 4 vezes.
Quando completaram 6 anos, elas começaram a ficar tão diferentes uma da outra que já era possível para o público identificá-las. Como os produtores não queriam que os telespectadores soubessem que o papel era feito por gêmeas, decidiram que apenas Mary-Kate ficaria com o papel de Michelle, mas os fãs protestaram contra essa decisão e John Stamos também não queria que uma das gêmeas saísse, então deixaram as duas no papel.
4. Inspirações
O título do episódio "Oh Where, Oh Where Has My Little Girl Gone" da 5ª temporada, foi inspirado na música "Last Kiss", de Wayne Cochran que é mais conhecida pela versão do Pearl Jam, que tem no refrão o verso "Oh where, oh were could my baby be". Ouça agora as duas versões, clicando no seu cantor preferido.
O cavaleiro branco do Soul |
5. Gravações
As gravações eram feitas às sextas-feiras e eram abertas ao público. Pagando uma taxa, você faria parte da platéia e suas risadas seriam usadas na edição dos episódios. Portanto, as risadas ao fundo eram verdadeiras. Além disso, após a filmagem podiam conhecer os estúdios e os bastidores. O lado bom é que você ficaria sabendo do que ia rolar no próximo episódio bem antes das suas amigas. O estúdio é o mesmo onde foi gravado Mulher Maravilha e Friends.
Ticket para Full House |
Nenhum dos atores e nem o público sabia que a série terminaria com esse último episódio (da perda de memória da Michelle). Na verdade, esse não era pra ser o episódio final. Já haviam ideias para outros roteiros, mas aconteceu que... a série estava fazendo muito sucesso e o salário do elenco estava cada vez mais alto, principalmente o salário das gêmeas. O custo de tudo isso estava muito alto para a ABC e o canal resolveu cancelar a série. Então, a Warner se ofereceu para continuar gravando, mas alguns atores não gostaram da ideia e alguns já tinham propostas para novos projetos.
A própria Candace Cameron pediu para se ausentar da próxima temporada porque queria ir pra faculdade. A Warner não conseguiu convencer o elenco e a série foi cancelada na 8ª temporada, sem ter um verdadeiro final.
Mas não chore! A Netflix preparou uma continuação chamada "Fuller House" que promete ser tão boa quanto. Vinte anos depois dos últimos acontecimentos, veremos os personagens todos envelhecidos. O elenco é praticamente o mesmo, a não ser pelas gêmeas que resolveram não participar. Mas isso eu conto pra vocês num outro post.
Beijos e até a próxima temporada!
Comentários
Postar um comentário