O LIVRO DAS GAROTAS AUDACIOSAS - ANDREA J. BUCHANAN & MIRIAM PESKOWITZ

"Éramos garotas antes da época da Internet, do celular e até mesmo do correio de voz. Os telefones tinham fios e eram discados, num disco mesmo. Ouvíamos discos e fitas cassete - praticamente crescemos antes do surgimento dos CDs - e quase sempre fazíamos coisas audaciosas, como ir para a escola a pé, sozinhas. Ou ir de bicicleta até a loja do bairro. Trabalhávamos como babás quando ainda tínhamos idade para ter babás. Passávamos horas sozinhas, pulando amarelinha ou elástico. Fazíamos cabaninhas no quarto ou transformávamos nosso bairro no cenário ideal para operações secretas, partidas improvisadas de vôlei, queimado, etc. e reinos medievais imaginários. As garotas de hoje são garotas do século XXI, com e-mail, TV a cabo, iPods e videogames complicadíssimos. Sob muitos aspectos, sua infância é muito mais legal que a nossa - o que não daríamos para ter um controle remoto, uma parede de escalada ou poder conversar com as amigas pelo computador. Já sob outros, a infância de hoje sofre muita pressão e enfrenta muita competitividade, e as garotas são induzidas a crescer bem mais depressa, tornando-se pré-adolescentes, adolescentes e mulheres antes do tempo. Diante de toda essa pressão, apresentamos milhares de casos e de projetos, retirados da imensidão da história, da riqueza do conhecimento das garotas, da diversidade do esporte e do espaço ao ar livre. Considerem O Livro das Garotas Audaciosas uma obra de possibilidades e ideias para preencher seu dia com aventura, imaginação... E diversão. O mundo é maior do que você pensa e está aí para ser explorado... Se você for capaz de ousar. Bon voyage." - Andrea J. Buchanan e Miriam Peskowitz

Informações Gerais: 
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 357
Editora: Galera Record
Como obter: clique aqui.
Minha nota:


Pela primeira vez, farei uma resenha um pouco diferente, porque desta vez, vou admitir a vocês que não li o livro inteiramente. Mas tudo bem... daqui a pouco eu conto porquê.


O livro foi best-seller do New York Times no ano em que foi lançado e é a versão feminina do "O Livro Perigoso Para Garotos". Como as autoras quiseram chamá-lo: "um manual com tudo que uma garota precisa saber". E isso não quer dizer pregar botões, gente. Com este livro você pode aprender as regras de um jogo de vôlei, aprender a jogar pôquer, a fazer uma fogueira, a falar vários idiomas, a lutar caratê, aprender também alguns truques de matemática, a falar em público ou a negociar um salário, a trocar um pneu...Enfim, você vai aprender a ser uma garota independente e aventureira em último grau. Além disso, o livro traz histórias de mulheres famosas: imperatrizes, princesas, artistas, estilistas, rebeldes, modernistas, etc. Uma gama de mulheres de que alguma forma deixaram suas marcas na história, dando força ao feminismo.

Parece que há uma continuação deste livro lá fora chamada "The Double Daring Book For Girls". Veja o trailer:




O vídeo nos mostra que o livro pode ser uma forma de nos incentivar a interagir mais com nossos filhos. Há coisas nestes livros que toda criança gostaria de fazer, tenha certeza; já sou velha e ainda gostaria de fazer tudo isso HAHA!

Quando meu pai me deu este livro, certamente tinha a intenção de que eu fosse uma mulher de fibra, "alguém na vida" como ele costuma falar. Desculpa pai, não rolou. AINDA! Porque agora eu vou aprender tudo o que preciso pra ser uma mulher independente. A verdade é que, meu pai me levou à RiHappy no dia das crianças para escolher um brinquedo bacana. E eu arrastei ele para a livraria e pedi o livro. Desde pequena já mergulhada neste universo de leitura! E com um desabafo envergonhado, digo que ainda não consegui lê-lo inteiro.

Como disse, isso irá mudar a partir de agora, porque vai começar o Projeto Garota Audaciosa aqui no blog. Século XXI, estamos num momento em que as mulheres têm ganhado mais e mais espaço, estando cada vez mais presentes no mercado de trabalho e com níveis de escolaridade maiores que o dos homens. Em 2002, entre os casais com filhos, as mulheres representavam 4,6% dos chefes de família. Em 2012, passaram a 19,4% (dados do IBGE). E é assim que queremos continuar, por cima. Por isso, pensei em ler este maravilhoso guia para mulheres independentes juntamente com vocês, leitoras do Jardim dos Livros. Para aquelas que se interessarem, o primeiro post já está pronto e vai ao ar no dia 10/02.

Obrigada por acompanhar o blog. Beijos e até a próxima!

Comentários

  1. Helo, gostei desse livro! Nunca tinha ouvido falar, mas a proposta dele é muito interessante e parece ser bem divertido.
    Vou adquirir assim que puder.
    Bjs,

    Ju
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super divertido e informativo, Ju! Vai gostar bastante, principalmente se for uma criança crescida HAHA. Bjs!

      Excluir
  2. Eu já tinha visto esse livro,mas não me interessei muito,achei que era para criança e deixei passar!! realmente a proposta é boa,mesmo assim não me interessou !!!

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Heloísa.

    Não tinha visto falar desse livro. Infelizmente não despertou interesse no momento, mas quem sabe futuramente, eu possa mudar de idéia e querer ler. Vou deixar anotado os nomes dos livros.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [3/4]

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [4/4]