SÉRIES & ANIMES | THE FRESH PRINCE OF BEL-AIR


Olá pessoal, hoje vamos falar de Um Maluco no Pedaço. Quem assistia quando passava no SBT está comigo nessa. Acontece que os episódios eram passados aleatoriamente e pelo que pude perceber, apenas as duas primeiras temporadas foram transmitidas. Agora, pude rever todas essas temporadas e as demais, que no total são seis (148 episódios), pela Netflix. 

A série de comédia foi produzida pela rede NBC e transmitida de 1990 à 1996. No Brasil, foi transmitida em março de 2000 no SBT. Foi a responsável por lançar o ator Will Smith, tão famoso por atuar em MIB - Homens de Preto, Bad Boys 1 e 2, Independence Day, Eu sou a Lenda, À Procura da Felicidade e tantos outros. 



Após uma briga com consumidores de droga na cidade de Filadélfia, a mãe de Will, temendo que o futuro do filho passasse pelo mundo do crime, resolve enviá-lo para Los Angeles para que o filho possa ter uma educação de alto nível. Ele então passa a morar na mansão de sua tia e de seu tio Phillip Banks, um advogado, que depois se tornou juiz, muito bem estabelecido, que mora no elegante e luxuoso bairro de Bel-Air. No início, Will não se dá muito bem, pois sendo um garoto humilde, vindo de um bairro pobre, comporta-se de maneira inadequada, além de se mostrar desinteressado pelos estudos e ainda provocar várias trapalhadas aos tios e primos, levando todos os seus parentes á loucura. Com muito humor, a série mostra os conflitos de valores de uma sociedade marcada por problemas raciais, como a norte-americana. E ainda o amor pela família!

Os Personagens

Geoffrey - Hilary - Nicky - Ashley - Vivian - Lisa - Philip - Will - Carlton - Jazz
Mas na 4ª temporada houveram certos problemas que geraram muita polêmica e a atriz que interpretava Tia Vivian foi trocada. Assustei quando notei a mudança da personagem e da voz de dublagem, então fui pesquisar e aqui vai a bomba: alguns dizem que ela foi demitida ao violar uma cláusula do contrato sobre não poder engravidar durante o período de gravações ou por não aceitar um acordo sobre diminuição de salário e aparições nos episódios. Outros dizem que o "buraco é mais embaixo" e que ela não se dava bem com Will Smith. Algumas declarações rancorosas foram feitas:

Disse Janet:“Nunca haverá uma reunião. Eu nunca faria nada com um imbecil como o Will Smith,” disse. “Ele continua um egocêntrico e não cresceu nada. Essa coisa de reunião nunca irá acontecer enquanto eu não receber um pedido de desculpas. Ato que ele desconhece”.
Ela acreditava que Will e Carlton já estavam planejando sua demissão a algum tempo. Will se defendeu na época dizendo que o mau comportamento da atriz garantiu sua demissão.

Daphne Reid
Will disse: “Posso falar com certeza que Janet Hubert queria que a série se chamasse  O Show da Tia Vivian”, disse. “Ela praticamente foi de um quarto de milhão para nada. Ela está furiosa, mas ela foi sempre assim. Uma vez ela disse ‘Estou nesse ramo há dez anos e esse moleque chega do nada e ganha uma série’. Não importa o que eu faça, sempre serei o anticristo.”
A nova atriz a assumir o papel foi Daphne Reid. Como sempre acontece, é difícil para o espectador aceitar essas mudanças, porque nos apegamos aos personagens e a nova Tia Vivian é bem mais séria que a anterior e mais 'sem graça', digamos. Mas tudo isso não mudou a qualidade da série. 


Confira a lista de episódios completa: aqui.

8 Curiosidades sobre a Série 

WILL CONHECEU SUA ESPOSA NOS BASTIDORES


O nome dela é Jada Pinkett SmithNa 5ª temporada, Will arranja uma namorada: Lisa. A personagem tem uma importância muito grande na trama, chegando até mesmo a se tornar noiva dele. Por conta disso, começaram os testes para o papel e Jada estava fazendo o teste para interpretar a namorada do rapper no seriado. Se tornaram amigos e se apaixonaram. Não ganhou o papel, mas conheceu o futuro marido. Hoje, eles são pais de 3 filhos, todos seguindo os seus passos na carreira de ator/atriz. 

JAZZ E WILL ERAM MELHORES AMIGOS



Eles se conheceram no meio musical em 1985 em uma festa e logo começaram a se apresentar juntos. Os dois formavam a dupla de rap DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince. No primeiro ano de sua parceria, venderam mais de 300 mil discos e se apresentaram ao lado de grandes nomes do rap como Run DMC e Public Enemy. Em 1989, ganharam o prêmio Grammy por melhor performance de Rap. Por isso, a série se chama The Fresh Prince of Bel-Air para fazer referência ao nome de carreira que Will usava nos anos 80.


Por falar no Jazz, tenho uma curiosidade sobre ele. A cena de Jazz sendo jogado para fora da casa do Tio Phil foi gravada apenas uma vez, e eles repetiram várias vezes em que o Tio Phil estava prestes à expulsá-lo, e outras vezes que outra pessoa fazia isso. Por isso todas as vezes que Jazz é jogado para fora da mansão, ele está usando a mesma roupa.

☝ A SÉRIE QUASE FOI CANCELADA



Foi na 4ª temporada, com o último episódio mostrando toda família indo conhecer a Filadélfia. No final da viagem, Will comunica que não quer mais voltar para Los Angeles e que pretende viver com a mãe mesmo. Esse episódio tem mesmo um ar de despedida e fim e era realmente para acabar assim. mas os fãs ficaram enfurecidos. Por isso, a série foi renovada e teve mais 2 temporadas para o bem de todos. E sinceramente, gostei mais desse segundo final.

☝  WILL ERA UM PÉSSIMO ATOR

Para começo de conversa, William era apenas o nome de Will na série, mas na vida real, o nome dele é WillardQuando começou a fazer a série, Will Smith não tinha NENHUMA experiência como ator. Para piorar, muitos dos atores com quem ele contracenava já eram bem experientes no ramo. Para não perder suas falas na 1ª temporada, o rapper decorava o roteiro inteiro, mas isso podia se relevar. Agora, o problema é que, enquanto os outros falavam, Will mexia os lábios: repare quando assistir. Não é a toa que Janet disse aquelas coisas sobre ele, né? Mas o que certamente ela não imaginava era que esse cara chegaria a ser indicado ao Oscar. E foi! 



Antes de se tornar um ator famoso, Will já tinha uma carreira consolidada no rap. Porém, no começo dos anos 90 ele simplesmente “esqueceu” de pagar o imposto de renda, acumulando uma dívida de quase 3 milhões de dólares com o governo. Para conseguir pagar as contas, o rapper seguiu o conselho de seus consultores financeiros e aceitou a uma proposta que a NBC tinha feito para estrelar uma série para TV. Durante os três primeiros anos em que trabalhou na produção, 70% do seu salário pelo programa foi destinado para pagar as suas dívidas. Cê acredita?

A DANCINHA DO CARLTON

Carlton Banks ficou famoso na série por uma dança bem peculiar ao som de "It's Not Unusual" de Tom Jones, que ele é muito fã. A dancinha era na verdade uma paródia da dança que Courtney Cox, a Monica de Friends, fez no clipe "Dancing in the Dark" do Bruce Springsteen com uma mistura de Eddie Murphy imitando um cara branco dançar no vídeo White People Can't Dance.

O TAXISTA DA ABERTURA


Quincy Jones é o produtor executivo da série e o taxista que aparece trazendo Will na abertura. Ele é conhecido por ser o empresário e produtor musical mais bem-sucedido do mundo, tendo produzido Thriller do Michael Jackson, um dos álbuns mais vendidos da história.

CELEBRIDADES NA SÉRIE

Donald Trump e a esposa estão interessados em comprar a mansão da família Banks, na 4ª temporada.

As participações especiais contaram com o empresário e atual presidente dos EUA, Donald Trump, a atriz Zsa Zsa Gabor, o músico e produtor, Quincy Jones, o cantor Tom Jones, o fundador da Playboy, Hugh Hefner, a atriz e modelo, Naomy Campbell, o boxeador Evander Hollyfield, o ator de Star Trek, William Shatner, o comediante, Jay Leno, a cantora, Queen Latifah, a apresentadora de TV, Oprah Winfrey e muitos outros. 

ADEUS TIO PHIL


O ator James Avery, que interpretava o tio Phil faleceu em 2014, aos 65 anos, vítima de complicações cardíacas. Quem assistiu sabe que o tio Phil estava acima do peso e por isso, era alvo de muitas brincadeiras de toda família. Várias vezes tentou começar uma dieta, mas sempre em vão. Em um dos episódios, sua filha Ashley se mostrou muito preocupada com sua saúde e alertava o pai para se cuidar. Triste!

Com o fim da série me senti meio sem rumo e já com saudades dos episódios. Essa é a prova de que a gente se apega muito aos personagens, eu me apeguei de um jeito que já me sentia parte da família. Além disso, muitos episódios foram emocionantes pra mim, principalmente aquele em que o pai que tinha abandonado o Will, volta e o último, em que eles desocupam a casa e cada filho toma seu destino. Um Maluco no Pedaço vai ficar no meu coração pra sempre, sou fã ❤ 

Beijos e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [3/4]

DIÁRIO DE LEITURA - A GUERRA DOS TRONOS #1