DECIFRANDO VERSÍCULOS - GÊNESIS [parte 1]



"A palavra de Deus - viva, infalível e eterna - é totalmente fidedigna. É somente ela que deve nortear as decisões, que sacia a fome do coração e preenche as lacunas da alma. Só ela revela quem é o Criador, quem é o Satanás, exibe o plano de Deus para a salvação dos perdidos e expõe os erros que vão surgindo, frutos dos pecados e imperfeições humanas."


Como jovem cristã, senti a necessidade de conhecer melhor a Bíblia Sagrada. A catequese foi um período muito bom, aprendi muito, mas mesmo assim, há coisas que ainda não pude entender. Ganhei minha Bíblia em 2009, no meu aniversário de 12 anos, com uma super dedicatória da minha mãe, porém lia apenas os capítulos que remetiam às aulas de catequese da semana. Agora, quero lê-la inteiramente. Já quero deixar claro aqui, que não tenho conhecimento teológico e que procuro ajuda de quem tem qualificação acadêmica e cargo dentro da Igreja, para esclarecer minhas dúvidas em relação às leituras. A Bíblia, como vocês sabem, não é toda escrita de forma a levarmos tudo "ao pé da letra".


GÊNESIS
       Um manual de história natural com a finalidade de expor as origens do mundo e da humanidade.

I - AS ORIGENS (1-11)
Essa primeira parte do livro do Gênesis traz o momento da criação do mundo em 7 dias; o paraíso (Éden) onde os primeiros humanos - Adão e Eva - foram colocados para viver e também, onde cometeram pecado, o PECADO ORIGINAL, comendo a fruta da árvore da ciência do bem e do mal, a mesma que o Senhor os havia proibido de comer. É por causa do pecado cometido por Adão e Eva, que nós (descendentes) já nascemos com culpa aos olhos de Deus.  

"Disse também à mulher: 'Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.' E disse em seguida ao homem: 'Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar." (3, 16-19)

Quando os dois se viram expulsos do jardim, tiveram dois filhos Caim (lavrador) e Abel (pastor de ovelhas). A oferenda de Abel agradou mais ao Senhor, o que fez Caim ter muita inveja do irmão e matá-lo.

"Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se procederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo." (4, 7)


Logo em seguida, entra as descendências de Caim, Set e a contagem dos seus anos de vida. Mas para quê a Bíblia enfatiza essa parte da história? Veja o que me respondeu, um conhecedor do assunto:

 "O livro do Gênesis é um dos livros mais intrigantes, belos e simbólicos da Bíblia. Pouca coisa ali deve ser levada ao pé da letra, mas nem por isso é menos verdadeira, entende? O autor sagrado através de histórias de genealogia e principalmente, através dos anos de vida, quer nos mostrar o impacto do pecado sobre a Terra e a vida dos homens que estão nele mergulhados. NA MEDIDA QUE O PECADO AUMENTA OS HOMENS VIVEM MENOS. No tempo de Jesus, por exemplo, viviam no máximo 60 anos."

Há um versículo que me deixou com grande dúvida, veja: "Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou." (5, 24)
Henoc desapareceu, levado por Deus mas, afinal, morreu sendo levado para o Reino dos Céus ou continuou na Terra, escondido e protegido por Deus?

A resposta do Padre: "A história de Henoc é linda, pois nos mostra simbolicamente, o destino dos que 'andam com Deus'. Não acabam no cemitério. Não morrem para sempre. É isso que quer dizer, ele foi arrebatado, pois Deus não o abandonou à composição, pois era um homem MUITO bom. É isso que significa essa passagem."

"O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor." (6, 5-6)

Porém havia ainda um homem bom na terra: Noé. A ele ficou a missão de construir uma arca e colocar um casal de cada espécie de animal existente para que, ao fim do dilúvio que Deus ia mandar à terra para acabar com todo o mal, fosse dada continuidade à vida, com uma humanidade nova, com os filhos de Nóe e toda a posteridade dele.

"O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: 'Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem - porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude -, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz. Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite." (8, 21-22)

A ALIANÇA: 

"Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra". Deus disse: 'Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras. Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o
sinal da aliança entre mim e a terra. Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens, e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda espécie, e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura. Quando eu vir o arco nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna estabelecida entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que estão sobre a terra." (9, 11-16)




Pretendo dar continuidade às minhas impressões e dúvidas na leitura da Bíblia aqui no blog. Se gostou, não esquece de curtir a publicação, compartilhar e se inscrever (lado direito lá em cima). Beijos e até mais.

Comentários

  1. Heloísa, parabéns por essa iniciativa que vai mudar a sua vida; a iniciativa de ler e estudar a bíblia. Este é o livro mais importante e precioso de toda a humanidade. Eu vou me inscrever aqui, vou acompanhar você e saiba que estou ao seu lado para que a palavra de Deus aqui seja ministrada. Eu caminho com Deus há muitos anos e sou líder de célula, então, conte comigo e espero que você a cada leitura se apaixone mais por Deus, pela obra e que em tudo isso, você cresça, você avance, pois acredito em cada um dos propósitos de Deus para sua vida. Você é de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Danilo :) conto com você. Ler a Bíblia diariamente tem mudado meu viver. Corrigindo: "Somos de Deus." Vigiai!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [3/4]

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [4/4]