TAG | ITALIANA

Olá amigos literários,

Hoje em homenagem ao meu aniversário (18/08), porque a data do post bateu certinho dessa vez -, vou responder à uma TAG que tem muito a ver com as minhas origens. Sou descendente de italianos e portugueses, uma mistura bem forte.

A Tag se chama Italian Tag


E se sua família também é dessa descendência, você vai se identificar com essas características...

A italianada adora uma gritaria: na minha casa todo mundo fala gritando, parece uma casa de gente doida. Os vizinhos devem sofrer. E descobri, que principalmente no sul do país tipo Silícia, Nápoles e Calábria, é onde esse hábito é mais típico. Coincidência ou não: minha avó sempre falou que a nona veio da Calábria, era uma calabresa. Hmmmm....

Reclamar é o esporte preferido da família: se tá frio, tá ruim; se tá calor, tá ruim e por aí vai... Tudo reclamona!

O povo italiano gosta de se vestir bem, não é a toa que os estilistas mais famosos são italianos. E digo mais, italianos têm bom gosto e são vaidosos. Quem falar o contrário, é invejoso!

Se existe um povo que gesticula mais do que o italiano, eu ainda não conheço. É quase uma segunda língua falar com as palavras e as mãos, não é verdade? Eu sou uma que não sei falar sem mexer as mãos.

O café é a sua maior paixão. Aqui todo mundo PRECISA começar o dia com o café da vó. Já deu até briga, porque quem chega depois das 10h já não toma mais café, acaba ra-pi-di-nhooo! É o melhor que eu já tomei, não tem igual (inclusive, nunca consegui fazer igual). 

Comidas... não tem nem o que falar né? As melhores receitas são as italianas e como as bichas cozinham bem né? Massas, pizza, panettone, risoto, carpaccio, polenta, calzone, tiramisú, gelato, bruschetta, bife à milanesa, uma variedade de molhos...

Na foto: à esquerda sou eu, vestida à italiana e à direita, minha irmã


Vamos às perguntas dessa Tag (em italiano):

1.Quanti caffe bevi al giorno e con quanto zucchero? (Quantos cafés você toma por dia e com quanto açúcar?)

Eu bebo umas 2 xícaras de café de manhã. Sem café parece que meu dia não começa bem e não consigo funcionar direito. Mas é só... não tenho costume de beber após as refeições ou outras xícaras ao longo do dia - a menos que esteja chovendo, minha avó tenha coado um café novo e aquele bolo gostoso esteja saindo do forno quentinho. Hmm.. senti o gosto na boca! O tanto de açúcar, não sei, mas prefiro os cafés docinhos. Ah, estou fazendo faculdade a noite e de vez em quando, tomo um cafézinho lá pra acordar... meu amigos não me deixariam mentir.



2.Pizza Preferita? (Pizza favorita)

Minha pizza preferida é de BRÓCOLIS ou aquelas "À moda da casa" que vem com todos os ingredientes possíveis, incluindo ovo, um queridinho meu. Eu adoro essa foto!


3.Pasta Preferita? (Macarrão favorito)

Não sou muito fã do macarrão ao sugo ou à bolonhesa, porque meu amado é de molho branco. Depois desse, também gosto do espaguete à carbonara e do macarrão alho e óleo. Podem me achar estranha, mas já provaram macarrão com feijão? Fica uma delícia também, e mistura comida italiana e brasileira (experimente antes de julgar!).


4.Passatempo (tipico Italiano) Preferito? (Passatempo favorito)

Meu passatempo é ler muito, e acredito que também seja o passatempo dos italianos, porque a literatura deles é primorosa. Também me identifico com a paixão deles por gatos: na Itália, por exemplo, os cafés permitem a entrada de gatos. Na Roma, os gatos são protegidos por lei. E no Dia Nacional do Gato (17/02), Milão promove um grande festival chamado "La Città dei Gatti" com atrações variadas (exibições de arte e literatura principalmente). Essa patinha na foto é do meu filhote Benedito!


5.Frase in Dialetto? (Frase em dialeto)

Minha avó conta muitas histórias sobre sua nona e seu nono, que falavam italiano. O nono veio para o Brasil com uns 12 anos e a nona nasceu no navio vindo para cá. Aqui, moraram numa colônia de italianos, onde se conheceram. Dessas histórias, aprendi algumas frases e palavras como: "Dio mio, quanto ti amo"; "una sciarpa bianca"; "Dio ti brucia l'anima" (essa última durante as brigas do casal). 



6.Dolce Preferito? (Doce favorito)

Na ordem: Panetone - Torrone - Crostoli.


7.Come chiameresti la tua Pizzeria? (Como você chamaria sua pizzaria?)

"La Pizza dei Gatti" (A pizza dos Gatos): duas paixões italianas num nome só, né?


8.Italiano/a NUMERO 1? 

Gosto de Robert De Niro e Anthony Steffen (pelos filmes, aliás assisti toda a coleção de Django com meu avô), Luciano Pavarotti ou Peppino de Capri (cantores por influência de minha avó) e na literatura, ainda não li nada de origem italiana (apenas filósofos).



9.Ristorante Preferito? (Restaurante favorito)

Taura Hamburgueira.

Meus restaurantes favoritos são os de culinária japonesa, fortemente empatado com as pizzarias e as hamburguerias. Além desse lanchão da foto, tomei um milkshake de bacon di-vi-no.


10.Quale canzone Italiana ti viene in mente adesso? (Que música italiana vem à mente agora?)

A primeira que veio à mente foi "Con Te Partirò" do Andrea Bocelli (1995). Na ópera, não tem pra ninguém. Fico ouvindo admirada com essa voz. 



11.Albero o Presepe? (Árvore ou Presépio?)

A árvore é o maior símbolo do Natal para nós, mas para os italianos o presépio é até mais importante do que a árvore, mais significativo. Aqui em casa é costume montar a árvore assim que entramos em Dezembro e desmontá-la só em Janeiro, com um presépio embaixo (Sagrada Família) nem que seja simples. Mas também temos esses momentos que o tio se veste de Papai Noel:




Veja também o vídeo da Anna Schermak:




E a sua família como é?
Beijos e boas leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS OS "PIQUES" DO MUNDO: BRINCADEIRAS DE GAROTA?

CRIANÇAS COMO VOCÊ - BARNABAS E ANABEL KINDERSLEY

FRASES DE LIVROS - O DIÁRIO DE UM MAGO #1