SÉRIE | LA CASA DE PAPEL




Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre La Casa de Papel, a série espanhola que bombou na Netflix.
La Casa de Papel (Money Heist) é uma série de televisão do gênero de filmes de assalto. Criada por Álex Pina para a rede televisiva espanhola Antena 3, a série estreou em 2 de maio de 2017, e foi adicionada internacionalmente no catálogo da Netflix no dia 25 de dezembro de 2017 com uma nova edição e diferente quantidade de episódios.Em 18 de abril de 2018, a Netflix renovou a série para uma segunda parte. Depois de muita espera, em 19 de julho de 2019, a Netflix estreiou a terceira parte. A série já recebeu críticas positivas e ganhou em 2018 o Emmy Internacional de melhor série dramática.




Um homem misterioso que atende pelo nome de El Profesor ("Professor"), está planejando o maior assalto do século. A fim de realizar o ambicioso plano, ele recruta oito pessoas com certas habilidades e que não têm nada a perder. O objetivo é se infiltrar na Casa da Moeda da Espanha, de modo que eles possam imprimir 2,4 bilhões de euros. Para fazer isso eles precisam de onze dias de reclusão, durante os quais vão ter que lidar com sessenta e sete reféns e as forças da Polícia de elite, com cenas de muita ação e planos brilhantes de El Profesor, que acaba se apaixonando pela policial que está encarregada no caso do assalto à Casa da Moeda.

A Netflix, ao invés de manter o número original de 9 episódios e a duração de 70 minutos de cada episódio, preferiu reeditar a primeira parte da série em 13 diferentes episódios sem título. Cada um dos episódios foi limitado a 45–55 minutos de duração. A segunda parte da série, originalmente contendo 6 episódios, foi lançada em 6 de abril de 2018, sendo reeditada em 9 episódios.

Confira a lista de episódios completa: aqui.

Personagens


Aqui estão os personagens principais das 3 temporadas:



Tókio: Interpretada por Úrsula Corberó é uma mulher forte, impulsiva, que faz de tudo para aparentar não ligar para ninguém. Tóquio entrou no mundo do crime com apenas 14 anos seguindo os passos de seu namorado e, desde então, alternou períodos de normalidade, com empregos convencionais, com outros ligados a todos os tipos de assaltos. Um deles terminou em um tiroteio com três mortes, entre as quais a do seu namorado.

Uma das narradoras da série. Problemática em vários níveis, ressentida, vingativa, ácida. Uma força de mulher. Coloca o grupo em perigo quando não assume seguir regras.





Raquel: Itziar Ituño interpreta uma inspetora policial responsável pela negociação do sequestro. Esse caso vem no pior momento, já que está passando por problemas severos com o ex-marido por conta de violência doméstica e da custódia de sua filha, Paula, de apenas 7 anos. Enquanto atravessa essa má fase, se sente atada ao ver os criminosos prevendo cada passo que dá.

Astuta, importante, porém frágil. Precisa demonstrar força, mas está ferida emocionalmente, e seu lado pessoal influencia negativamente seu lado profissional. A vida dela é um caos: ex-marido agressivo, mãe doente, relacionamento ausente com a filha. Vive num cenário machista em que não é respeitada.





Professor: Interpretado por Álvaro Morte, o personagem é o cérebro da operação e um homem que passa uma imagem que ninguém nunca suspeitaria estar envolvido em algum plano criminoso. Além disso, ele é muito diferente de qualquer um dos indivíduos que compõem sua quadrilha. Com inteligência acima da média, planejou por anos cada detalhe da operação.

Inteligentíssimo, resiliente, meticuloso, obsessivo, metódico. Acha que é justo e moral o assalto, seguindo o sonho de seu pai. Tem tiques e é pouco sociável. Sofre quando alguém se machuca. Se apaixona pela Raquel, e que relacionamento estranho né?






Berlim: Interpretado por Pedro Alonso, Berlim é o comandante responsável pela operação na Casa da Moeda. Ele é um ladrão especializado no roubo de jóias e entrou no mundo do crime para manter o alto padrão de vida ao qual ele estava acostumado desde pequeno. Berlim acredita ser superior ao resto da quadrilha e despreza os demais internamente. Ele também sabe ser violento quando precisa.

Amo demais! Extremamente narcisista, cínico, psicopata mesmo (sem remorso de seus atos arrogantes), é o cabeça do grupo. Tem uma doença degenerativa, chamada Miopatia de Hellmer, o que o deixa preocupado, porque precisa tomar uma droga diariamente.





Nairobi: Alba Flores interpreta Nairobi, uma jovem que teve uma infância difícil e decidiu ganhar a vida fazendo falsificações. Quando estava grávida, ainda na adolescência, foi abandonada por um namorado e não viu outra opção além do crime. Depois de ir para a prisão, ela perdeu a custódia da criança. Com o golpe na Casa da Moeda, ele pretende recuperar seu filho e ir com ele para um lugar tranquilo.

Muito inteligente, sabe lidar com as pessoas, sexy. Foi ganhando força durante a série. 






Rio: Miguel Herrán interpreta Rio, um rapaz hacker que sabe tudo sobre programação e pirataria. Essa capacidade e essa facilidade para aprender coisas do tipo fizeram com que ele se tornasse chefe-técnico de uma empresa de segurança quando ainda era muito jovem. Porém, todo esse conhecimento não veio acompanhado de um grau de maturidade compatível - ele já foi procurado pela Interpol.

O bonzinho da série, ingênuo, sonhador, impressionável. Causa problemas demais pro grupo. As brigas de casal entre Rio e Tókio irritam. 







Denver: Interpretado por Jaime Lorente, Denver é o filho de Moscou. É um rapaz perigosamente impulsivo. Já usou todas as drogas possíveis e, talvez, isso tenha alterado sua forma de encarar as coisas e faz dele alguém explosivo. Seu pai é a sua única âncora com o lado humano e com seus sentimentos, já que ele faria qualquer coisa por Moscou.


Estranho, impaciente, de risada escandalosa, impulsivo. Não amo, nem odeio. Se tornou cuidadoso e romântico no meio da série, quando começa a ajudar a Mônica, apesar de ser inconsequente. Considera muito seu pai e quer ser como ele.







Moscou: Paco Tous interpreta Moscou, um homem que trabalhava em minas e foi afastado da profissão por conta da asma e acabou em uma serralheria. Ele é capaz de fazer qualquer coisa com metal e, com isso, abrir qualquer cadeado. Essa habilidade e a pobreza o levaram ao mundo do crime - já foi condenado pelo roubo de várias joalherias.


O tal do bandido bom: ele tem valores, não gosta de violência, é pai. Se sente culpado por ter entrado no mundo do crime e trazido seu filho junto. 







Oslo: Roberto García interpreta Oslo, um sérvio que representa a força bruta do grupo ao lado de Helsinki. Assim como Oslo, pouco se sabe sobre ele e também não é muito de fazer perguntas antes das dificuldades que aparecem no presente. Helsinki e ele são ótimos soldados para o plano do Professor.


Brutamontes com uma metralhadora na mão. Como o Helsinki, é a força bruta do grupo.








Helsinki: Darko Peric interpreta Helsinki, um sérvio que representa a força bruta do grupo ao lado de Oslo. Pouco se sabe sobre ele, além de que teve um passado pontuado por violência. Tem pouca inclinação para dialogar e ele e Oslo são os soldados de combates perfeitos para o plano do Professor.


Apesar de não ter muitas falas, a gente se apega a ele. Serve de escudo humano, a força física do grupo. É retratado como homossexual. 






Mónica Gaztambide: Esther Acebo interpreta Mónica, uma mulher que se tornou com muito custo secretária do Diretor da Casa da Moeda. O problema é que ela se envolve com Arturo, seu chefe casado e com filhos, e descobre que está grávida dele pouco antes do local de trabalho ser invadido pelos sequestradores.

Doidinha: engravidou do chefe e se apaixonou pelo sequestrador. Passou a ser chamada de Estocolmo, que nos relembra da Síndrome de Estocolmo. Essa síndrome recebeu esse nome depois do assalto famoso a um banco em Estocolmo, em 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus raptores mesmo depois de 6 dias de prisão física.







Arturo Román: é o diretor da Casa da Moeda, é interpretado por Enrique Arce. Ele se considera um bom chefe e um bom marido, mas na verdade é só um homem mesquinho e assustado, disposto a fazer o que for preciso para sobreviver. É como um rato pronto para abandonar o navio e quem estiver dentro dele.

Odeio ele e acho que todo mundo também odeia. Já deveria ter morrido na série. Ele é um boy lixo, um macho contraditório: covarde e mesquinho, tentando ser dominador).








Alison Parker: María Pedraza interpreta Alison Parker, filha do embaixador britânico, uma adolescente tímida, nerd e sufocada pela superproteção de todos. Quando Pablo, o rapaz mais bonito de sua turma, se declara para ela no ônibus no caminho para uma excursão à Casa da Moeda, Alison não pensa duas vezes - mas os eventos seguintes vão fazer com que ela se arrependa.

Filhinha de papai. Achei que pela sua importância (filha do embaixador), teria um papel mais ativo na série.

Essa é uma das séries mais incríveis que eu já assisti. O plano super bem arquitetado pelo Professor, os personagens bem construídos, as cenas e as filmagens fantásticas. Cada elemento me fez amar ainda mais tudo. Torci todo o tempo pelos assaltantes e pela conclusão do plano. Todas as reviravoltas já haviam sido planejadas pelo Professor e enquanto a gente sofria pensando que eles iam cair nas mãos da polícia, ele tirava uma "carta da manga" e pronto. Ser pego de surpresa também é muito bom numa série, isso mostra a qualidade do roteiro mesmo.

Possui bons diálogos, mantém o suspense e a tensão entre os personagens até o fim, ótimas cenas de ação entre polícia e assaltantes e os romances ficam em segundo plano, graças a Deus, porque a gente quer mesmo é saber do assalto né? Meu personagem preferido é o Berlim e o que menos gostei é o Rio, porque colocava tudo em perigo por uma paixão, que nem sabia se ia ser levada à frente. É o mais novinho deles e também o mais bobo.

É uma série na qual me envolvi muito rápido (não conseguia parar de assistir) e além disso, revi tudo recentemente pra analisar melhor e matar as saudades! A série não se parece com nada já produzido no gênero. Sensacional, recomendadíssimo!

10 Fatos e Curiosidades de La Casa de Papel

1. O nome original da série seria "Los Desahuciados" (Os Desajustados) porque a ideia principal da trama era de que todos os envolvidos no assalto teriam doenças terminais. Justamente por isso, eles se uniriam para fazer dar certo esse grande, e talvez último, feito grande em vida: o estrondoso assalto à Casa da Moeda.



2. O primeiro episódio de uma série é sempre importante, para que os personagens sejam bem apresentados ao público. Exatamente por isso, o roteiro do 1º episódio aqui passou por 52 revisões, antes mesmo de ser gravado. Tudo isso para que o roubo fosse perfeito e que não sobrasse nenhuma ponta solta no roteiro. Inclusive, a cena em que o Professor se encontra pela primeira vez com a Tókio no carro demorou 5 horas para ser gravada. E o resultado foi perfeito, né?



3. O visual da Tókio foi inspirado na personagem Matilda do filme "O profissional" estrelado pela Natalie Portman. O corte de cabelo, as roupas e acessórios e até um pouco da personalidade (seu temperamento excêntrico).



4. O exterior da Casa da Moeda que é mostrado na série, na verdade é o Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha. Isso porque a Casa da Moeda da Espanha se negou a liberar o espaço para as gravações da série. E as duas possuem fachadas bem parecidas!



5. As máquinas de produção de dinheiro não são verdadeiras. Essas cenas foram gravadas na Redação do Jornal ABC, um dos jornais mais tradicionais da Espanha. Então todo o dinheiro foi impresso em papel jornal.



6. Tudo têm nome de cidades: os codinomes escolhidos pelos assaltantes, o nome dos planos traçados pelo Professor "Plano Chernobyl e Plano Valência" e até o bar/cafeteria onde o Professor e a policial Rachel se encontram "Bar Hánoi". Isso se deve à fixação do Professor por geopolítica.



7. O Professor e Berlim são irmãos. Mesmo que não esteja explícito na série, fica o sentimento de que existe algo mais entre os dois personagens. Foram os próprios atores que sugeriram aos roteiristas essa ideia para construir melhor seus personagens. Porém, são filhos de mães diferentes.



Devido à doença do Berlim, Miopatia de Hellmer, foram à Rússia procurar tratamento e por isso, diversas vezes se comunicam em russo.

8. Salvador Dalí, o pintor surrealista é retratado nas máscaras dos assaltantes e fez muito sucesso nas festas à fantasia por bastante tempo. Os atores contaram que foi muito difícil gravar as cenas com máscara, pois tinham que falar mais alto e aguentar o calor, principalmente nas cenas externas. Junto a isso, podemos adicionar o peso das armas que carregavam, em torno de 3,5kg. Exaustivo, eu imagino!




9. Nairóbi foi a única a não ter revelado seu nome durante a série, mas quem ficou esperto aos créditos viu que ela se chama Ágata Jiménez. O nome verdadeiro dos assaltantes: Tókio e Rio são descobertos logo no começo quando tem suas fotos vazadas pelo celular da Alison Parker. Tókio é Silene Oliveira e Rio é Aníbal Cortés.



O próximo foi o Berlim, que ordenou a execução de uma das reféns e como "castigo" teve sua identidade revelada pelo Professor às mídas: ele se chama Andrés de Fonollosa. Como os dois já se conheciam antes do assalto, o Berlim por vezes, chama o Professor por seu nome verdadeiro: Sergio Marquina.

Moscou e Denver, pai e filho, se chamam Augustín Ramos e Daniel Ramos. Helsinki e Oslo conversando em russo se chamam pelo nome verdadeiro também que é Yashin Dasáyev e Dimitri Mostovói.

10. Bella Ciao: a música que aparece nos momentos mais importantes da série ganhou até versão brasileira (funk). A música surgiu com um grupo de trabalhadoras rurais italianas e foi muito utilizada durante a 2ª Guerra Mundial, quando a Itália estava sobre o domínio fascista de Mussolini. Se trata de uma música de protesto. Os grupos antifascistas saíam às ruas bradando contra as invasões e a política de extrema direita. A letra é emocionante e cheia de significado. Já foi regravada em várias línguas ao redor do mundo.



Assistam! Vocês não vão se arrepender. 
Me conta nos comentários o que você achou da série até agora e qual seu personagem favorito.
Beijos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS OS "PIQUES" DO MUNDO: BRINCADEIRAS DE GAROTA?

FRASES DE LIVROS - O DIÁRIO DE UM MAGO #1

CRIANÇAS COMO VOCÊ - BARNABAS E ANABEL KINDERSLEY