FALA SÉRIO, MÃE! - THALITA REBOUÇAS

"Mãe e filha. Que relação complicada, essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas engraçadas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas...tudo é motivo para essas pelejas domésticas. Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa. Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos."





Informações Gerais:
Ano de Lançamento: 2004
Número de Páginas: 172
Editora: Rocco - Coleção Rosa-Choque
Como obter: http://www.saraiva.com.br/fala-serio-mae-2-ed-4071775.html
Minha nota:

   O motivo pelo qual dei nota 3 para esse livro apesar de ter gostado é que foi uma releitura não tão sensacional. O meu primeiro contato com ele foi em 2010 quando tive que fazer uma resenha para a escola com um grupo de amigas. Era o livro-modinha da época. Mas lendo agora, neste ano, com outra cabeça, o livro ficou bobinho demais. A linguagem é fácil e por isso o livro flui muito rápido, além de, trazer assuntos de pré-adolescência, justamente para que o público se identifique e se prenda a ele. 
   Mas uma coisa que me chamou atenção, tanto em 2010 quanto em 2015 é que a personagem principal do livro Maria de Lourdes se parece muito comigo, e a mãe da personagem Angela Cristina se parece muito com a minha mãe. Então, esse livro me faz rir demais porque têm brigas ali que são idênticas as que tenho em casa, as conversas, as bobagens, enfim...Quero que minha mãe leia também pra perceber isso. 
   Recomendo esse livro também para as meninas de 10 a 15 anos, prometo que vão adorar. Fala sério, mãe! já está na sua segunda edição, numa capa diferente desta. E para quem não sabe, há uma série de livros dessa coleção:


Não tenho a coleção completa ainda, eu queria todos na capa da 1ª edição mas fiquei muito triste porque o último livro foi lançado somente com a capa nova :(

THALITA REBOUÇAS

   Essa gata carioca é a autora Thalita Rebouças. Formada em jornalismo, ela optou por abandonar os jornais e se dedicar aos livros. Sou apaixonada pela escrita dela. Vale a pena conferir todo o seu trabalho. Ela tem um site muito divertido onde você pode acompanhar todas as novidades, lançamentos, etc ( http://www.thalitareboucas.net/ ).
   Um episódio de "As Brasileiras" foi baseado no livro Fala sério, mãe! com Gloria Pires no papel de mãe, vem ver:












Beijinhos, boas leituras !  :*
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESSE POST FAZ PARTE DO DESAFIO LITERÁRIO 2015
TEMA 4 - LIVRO ESCRITO POR MULHER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS OS "PIQUES" DO MUNDO: BRINCADEIRAS DE GAROTA?

CRIANÇAS COMO VOCÊ - BARNABAS E ANABEL KINDERSLEY

FRASES DE LIVROS - O DIÁRIO DE UM MAGO #1