MENINO DE ASAS - HOMERO HOMEM

"Com uma linguagem cheia de poesia, este livro conta a história de um menino que tem asas no lugar de braços. Cansado de ser discriminado pelos habitantes da pequena cidade em que vive, o Menino de Asas se muda para uma cidade maior, determinado a vencer a rejeição. Nesse percurso cheio de contratempos e aventuras, ele descobre a amizade dos meninos de rua. Nesta história fantasiosa, Homero Homem trabalha com sensibilidade o tema do preconceito com o diferente."

    Como a sinopse já disse, essa história vai falar sobre um menino que nasceu diferente dos outros meninos da cidade: ao invés de braços, ele tinha asas. No começo, ele vivia como um menino normal, começou a ir à escola e frequentava a vilazinha mais próxima. Seus pais não gostavam muito, queriam que ele ficasse mais em casa, onde estaria protegido dos olhares de pavor e de não-aceitação do povo. E foi o que acabou acontecendo.
    Na escola, os pais das outras crianças achavam ruim que seus filhos tivessem contato com esse menino estranho, e além disso, muitos meninos da cidade começaram a querer voar igual ele, o que causava certos acidentes. Então, o professor responsável foi até os pais dele e falou que o menino não poderia mais frequentar a escola. Mesmo assim, o pai insistiu e o professor acabou indo dar aulas particulares ao menino na sua própria casa.
    Quando ele terminou os estudos, decidiu que iria para uma cidade maior para arrumar um emprego e ajudar na renda da sua família. A última promessa que ele fez para o pai era que ele não voaria mais, só usaria as pernas. Mesmo assim, lógico que ele chamou a atenção. Se formou uma multidão querendo ver aquela aberração e a cidade parou. Ele conseguiu encontrar uma pensão onde pelo menos pudesse passar a noite, chamada Dom Pedro, mas como existia uma recompensa no jornal para quem entregasse o menino de asas para a polícia, o dono da pensão não pensou duas vezes. Foi aí que o menino fugiu para a mata um pouco afastada da cidade, onde conheceu um acampamento de meninos fugidos do SAM (Serviço de Assistência ao Menor). Mais uma vez todos ficaram surpreendidos por aquela coisa sobrenatural, mas receberam ele aquela noite e ofereceram comida e abrigo. Mas Menino de Asas não pudia ficar, seu único propósito no Rio de Janeiro era trabalhar. Não se meteria a praticar crimes junto com aqueles garotos.
    Voltou a cidade para procurar emprego mas não conseguiu nada além de mais encrencas. Tudo o que acontecia na cidade e que não tinha uma prova concreta, era culpa do Menino e os jornais não cansavam de publicar fatos mentirosos assim. O coitado passou a se esconder durante o dia e dormir a noite dentro de uma canoa perdida na praia. Cansado de toda aquela situação e já querendo voltar para casa, ele se deparou com um anúncio de jornal que dizia: "Doutor Pacheco Fernandes - Cirurgia Plástica". Pensou muito sobre isso: sua mãe odiaria que ele retirasse as asas, pois dizia que era um desígnio divino. Por outro lado, ele sabia que não seria bem-vindo em nenhum lugar se continuasse assim. Que final terá essa história?




Informações Gerais: 
Ano de Lançamento: 1981
Número de Páginas: 79
Editora: Ática
Como obter: http://www.atica.com.br/Sitepages/Obra.aspx?cdObra=2695

Minha nota:



Homero Homem de Siqueira Cavalcanti foi um escritor brasileiro. Nasceu em 1921 na propriedade de seu pai Engenho Catu. É o mais lido de todos os ficcionistas rio-grandenses. Dentre as suas obras estão: "Tempo de Amor", "Carliteana Carioca", "Cabra das Rocas" que foi traduzido para o italiano também,"Menino de Asas", "O Excepcional-Flor que Nasceu com uma Pétala de Mais", "O Goleador" , "O Moço da Camisa 10", "Pelejas de Amor", "Mundo do Silêncio Verde". Foi premiado com: Prêmio Olavo Bilac, Prêmio Escritor do Mar, Prêmio Nacional de Poesia Falada, Prêmio Alphonsus de Guimaraens e o Prêmio Nacional de Literatura em 1975. 



Beijos, boas leituras !
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga-me por aí:

SKOOB:  http://www.skoob.com.br/usuario/1479674

INSTAGRAM: https://instagram.com/jardim_dos_livros/

FLICKR: https://www.flickr.com/photos/130010737@N08/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [3/4]

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [4/4]