PIPO E FIFI - CAROLINE ARCARI

"Pipo e Fifi é uma ferramenta de proteção, que explica às crianças a partir de 4 anos conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivências e troca afetivas.
De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toque de amor e toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda."


Informações Gerais:
Ano: 2014
Páginas: 26
Editora: Allprint
Ilustrações: Isabela Santos
Compre: aqui.

1 a cada 5 crianças sofre abuso sexual.

 Somente 1 a cada 10 casos de abuso é relatado.

87% dos casos ocorrem dentro da família ou envolvem pessoas da convivência da criança.

A faixa etária de maior risco de abuso é entre 5 e 12 anos.

O abuso independe de etnia, classe social, cultura e sexo.

Crianças sem educação sexual estão mais vulneráveis ao abuso sexual.

Falar sobre orientação sexual para crianças é algo muito complicado e até hoje considerado tabu, entre algumas famílias. Mas adiar esta conversa com os filhos, pode atrapalhar muito o seu desenvolvimento.

"Estabelecer o hábito do diálogo e um forte vínculo de confiança com a criança também é fundamental para que ela relate a você algo que possa vir a acontecer. Lembre-se: em caso de suspeita, já é possível agir. Não é necessário que o abuso se confirme. E, claro, busque ajuda!"

Outro ponto muito importante a ser conversado com os filhos é acerca da violência sexual. Quanto antes esta conversa existir, menos suscetíveis a esses abusos seus filhos estarão. Mas devemos concordar que são assuntos difíceis de ser tomados com crianças !

Foi pensando nisso que a autora Caroline Arcari, escreveu Pipo e Fifi para dar uma mãozinha aos pais nesse momento. Ela explica a importância de educar as crianças quanto ao assunto: 


"Saber nomear as partes do corpo (incluindo as “partes íntimas”) é essencial para que a criança saiba diferenciar um carinho ou cuidado de um assédio."

O livro está disponível para download: www.pipoefifi.org.br
Neste site oficial, você pode: conhecer melhor o projeto; se informar mais sobre a violência sexual, tipos de abuso, como detectar uma criança abusada; números e locais onde pedir ajuda em caso de violência; encontrar o livro para ler online; baixar um infográfico muito bacana; se divertir com jogos interativos; fazer download de paper toys, livro de atividades, desenhos para pintar e fundos de tela; e muito mais.


Caroline Arcari é pedagoga, especialista em Educação Sexual pelo CESEX-Brasília e Educadora Social com experiência na elaboração e condução de projetos voltados para crianças e adolescentes nas áreas de prevenção de violência sexual.Além de escrever, atua como presidente do CORES e como gestora do projeto social ESCOLA DE SER.

Faça a sua parte. Divulgue o livro ou o site oficial dele e sempre denuncie!
Beijos e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

ESPECIAL | CRONISTA DO MÊS #14

O SEMINARISTA - BERNARDO GUIMARÃES