MINHAS QUOTES FAVORITAS - O DIÁRIO DE UM MAGO #3


"Existem três palavras gregas para designar o amor. Uma delas é o Eros, aquele sentimento entre duas pessoas. Noivos recém-casados se amam e acham que o amor é uma coisa que cresce. Dentro de pouco estarão lutando sozinhos pela vida, vão montar uma casa, e vão participar da mesma aventura. Isto engrandece e torna digno o amor. Ele vai seguir sua carreira no exército, ela deve saber cozinhar e ser uma excelente dona-de-casa, porque foi educada desde criança para isto. Vai acompanhá-lo, terão filhos, e se sentirem que estão construindo alguma coisa juntos, é porque estão na luta do Bom Combate. Então, mesmo com todos os tropeços, jamais vão deixar de ser felizes.
     De repente, entretanto, esta história que estou lhe contando pode acontecer de maneira inversa. Ele pode começar a sentir que não é livre o suficiente para manifestar todo o Eros, todo o amor que ele tem por outras mulheres. Ela pode começar a sentir que sacrificou uma carreira e uma vida brilhante para acompanhar o marido. Então, ao invés da criação conjunta, cada um irá sentir-se roubado em sua maneira de amar. Eros, o espírito que os une, irá começar a mostrar apenas seu lado mau. E aquilo que Deus havia destinado ao homem como seu mais nobre sentimento, passará a ser fonte de ódio e destruição.
     Apesar de ser bom ou ser mau, a face de Eros nunca é a mesma em cada pessoa. Exatamente como as estrelas sobre as quais eu falava há meia hora atrás. E ninguém pode escapar de Eros. Todos tem necessidade de sua presença - apesar de muitas vezes Eros fazer com que nos sintamos distantes do mundo, trancados em nossa solidão."


"  - Repare na senhora ali que não pára de arrumar as coisas. Como lhe disse antes, existem muitas faces de Eros, e esta também é uma delas. É o amor frustrado, que se realiza na infelicidade alheia. Vai beijar o noivo e a noiva, mas por dentro estará murmurando de que um não foi feito para o outro. Está tentando colocar o mundo em ordem porque ela mesma está em desordem. E ali - apontou para outro casal, a mulher exageradamente maquilada e com o cabelo todo armado - é o Eros aceito. O Amor social, sem qualquer vestígio de emoção. Ela aceitou seu papel e cortou todos os laços com o mundo e o Bom Combate.
    - Você está sendo muito amargo. Não existe ninguém aqui que se salva?
    - Claro que existe. A menina que nos olhou. Os adolescentes que estão dançando e que só conhecem o Eros Bom. Se eles não se deixarem influenciar pela hipocrisia do Amor que dominou a geração passada, o mundo com toda certeza vai ser outro.
   Ele apontou para um casal de velhos, sentados numa mesa.
    - E aqueles dois também. Não se deixaram contagiar pela hipocrisia, como muitos outros. Pela aparência deve ser um casal de lavradores. A fome e a necessidade os obrigou a trabalharem juntos. Tiraram a força do amor do próprio trabalho. Ali Eros mostra sua face mais bela, porque está unido a Philos.
    - O que é Philos?
    -  Philos é o amor sobre a forma de amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros. Quando a chama de Eros não consegue mais brilhar, é Philos que mantém os casais juntos."

"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos; ainda que eu tenha o dom de profetizar e tenha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei."

"É sempre bom fazer alguma coisa lenta antes de alguma decisão importante na sua vida. Os monges zen ficam escutando as rochas crescerem. Eu prefiro pescar."

"Este foi o amor que Jesus sentiu pela humanidade, e foi tão grande que sacudiu as estrelas e mudou o curso da história do homem. Sua vida solitária conseguiu fazer o que reis, exércitos e impérios não conseguiram."

"Ágape é o Amor que Devora. Luther King certa vez disse que, quando Cristo falou de amar os inimigos, estava referindo-se à Ágape. Porque, segundo ele, era 'impossível gostar de nossos inimigos, daqueles que nos fazem mal, e que tentam amesquinhar mais o nosso sofrido dia a dia.' Mas Ágape é muito mais que gostar. É um sentimento que invade tudo, que preenche todas as frestas, e faz com que qualquer tentativa de agressão se torne pó."

"Quando amamos e acreditamos do fundo de nossa alma em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e somos tomados de uma serenidade que vem da certeza de que nada poderá vencer nossa fé. Esta força estranha faz com que sempre tomemos as decisões certas, na hora exata, e quando atingimos o nosso objetivo ficamos surpresos com nossa própria capacidade."

"Hoje a tarde tentamos pescar e os peixes não morderam o anzol. Normalmente, deixamos que o Entusiasmo escape de nossas mãos nestas pequenas coisas, que não tem a menor importância diante da grandeza de cada existência. Perdemos o Entusiasmo por causa de nossas pequenas e necessárias derrotas durante o Bom Combate. E como não sabemos que o Entusiasmo é uma força maior, voltada para a vitória final, deixamos que ele escape por nossos dedos, sem notar que estamos deixando escapar também o verdadeiro sentido de nossas vidas. Culpamos o mundo por nosso tédio, por nossa derrota, e esquecemos que fomos nós que deixamos escapar esta força arrebatadora que justifica tudo, a manifestação de Ágape sob a forma de Entusiasmo."


Pra você que não viu as postagens anteriores, clique aqui.
E se ainda não leu a resenha, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [3/4]

DIÁRIO DE LEITURA - A GUERRA DOS TRONOS #1