RECEITA | BISCOITINHOS DE AVEIA E MEL

INGREDIENTES

1 xícara de farinha de trigo (120g)
1 xícara de aveia em flocos (80 g)
1/4 de xícara de açúcar (40g)
3 colheres (sopa) de mel (54g)
1 colher (sopa) de manteiga (12g)
1 colher (chá) de fermento químico em pó (10g)
1 ovo

MODO DE PREPARO

Numa vasilha funda, misture todos os ingredientes secos, ou seja, a aveia, a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Depois, adicione o ovo, o mel e a manteiga. Misture tudo até se tornar uma massa homogênea. Você vai precisar por a mão na massa, literalmente!

Lembrando que você pode substituir alguns ingredientes dessa receita, caso prefira, como por exemplo: usar farinha integral ao invés da normal; usar óleo de girassol ao invés de manteiga e ainda, substituir o mel por canela em pó (a gosto). Uma substituição que eu fiz e que deu certo também foi a do açúcar cristal pelo açúcar mascavo. Fica ótimo também e seu biscoito sai mais escurinho. Mas fique atento: dependendo da qualidade do seu açúcar mascavo, será necessário colocar o dobro de açúcar que está na receita original (1/2 xícara), para que realmente fique doce.

Continuando...

Caso a sua massa ainda não tenha dado certo, você tem duas opções:

1. Se ficou muito úmida, adicione mais farinha (com calma, por favor).
2. Se ficou muito seca, adicione um pouco mais de mel ou de manteiga (fica a seu critério).

Com a massa pronta, faça bolinhas do tamanho que quiser e depois achate-as levemente. Disponha essas bolinhas achatadas em uma fôrma untada com manteiga ou forrada com papel-manteiga, assim ela não corre o risco de grudar no fundo e você não precisa gastar tempo e água lavando a fôrma. Além disso, se você pretendo fazer mais biscoitinhos é só trocar o papel-alumínio e levar ao forno de novo. Se você não tiver esse papel-manteiga, pode forrar com papel-alumínio (dica da Helo ;). Se perceber que a massa gruda nos seus dedos enquanto modela, pare tudo, lave as mãos e unte-as com manteiga. É como enrolar brigadeiro, gente!

Leve ao forno pré-aquecido a 150º por 15 a 20 minutos, depende do seu forno. O momento certo de retirar do forno é quando os biscoitos ficarem douradinhos.

Usem a imaginação de vocês para incrementar a receita com uma banana nanica amassada, com uvas passas, sementes e castanhas variadas.

TÁ PRONTO!

Esses biscoitos são ótimos pra acompanhar um chá no meio da tarde ou um café no começo do dia. O que dizer então de juntar uma bebida quente com esses biscoitos e um bom livro? Combinações perfeitas. Estou fazendo isso agora mesmo. Hummm!



Um beijo e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 17 MELHORES SUSPENSES DE TODOS OS TEMPOS

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [3/4]

VOCÊ CONHECE: BERNARDO PELLEGRINI? [4/4]